Seguidores

LONJA

LONJA
COLETIVO LONJA Em funcionamento no espaço do Teatro das Marias desde 2010, o Lonja é um coletivo voltado para o ensino e pesquisa prática nas artes circenses. Coordenado por Tatiana Valente e Henrique Castro é um coletivo que investe nas potencialidades criativas das pessoas envolvidas, entre alunos e parceiros diretos e indiretamente. Buscamos através das aulas e experimentações coreográficas circenses imbrincando com outras linguagens - teatro e dança, uma auto-gestão do Projeto Lonja - criações e invenções do Coletivo, que acontece mensalmente e que tem a verba do 'chapéu' investido para materiais de trabalho: aparelhos circenses, aparelhos de segurança. São oferecidas aulas: de tecido, de trapézio, de dança contemporânea e acrobacia solo. Há ainda o curso de Brincadeiras de Circo voltado para crianças de 7 a 12 anos que alia atividades artísticas e físicas por meio de brincadeiras lúdicas. As aulas do Coletivo Lonja destinam-se tanto às pessoas que querem se profissionalizar quanto aquelas que desejam praticar o circo como uma atividade de lazer.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Depoimentos






Relato enviado em 07 de dezembro de 2010.

" O circo me encanta e me puxa para perto, fazer aulas de circo é um presente enorme que encontrei. Nas aulas dançamos, teatralizamos e colocamos técnicas circenses isso para mim gera um campo de múltiplas possibilidades de expressar com o corpo as relação com o mundo e as pessoas.
O projeto da Lonja vem como uma forma de nos fortalecemos como grupo que precisa de projetos comuns e materiais que possibilitem nossa aprendizagem e desenvolvimento dentro da linguagem circense.
O grupo não é mais o mesmo depois da nossa primeira Lonja, onde nos fortalecemos e percebemos a partir de novos olhares nossas capacidades. Muitos dos seus objetivos foram alcançados como o de montar apresentações, que são feitas por nos alunos com o auxílio dos professores, e apresentar com as portas abertas ao mundo os números, pedindo uma ajuda em dinheiro para adquirir materiais de segurança.  Continuamos sem os porem estamos mais perto, pois estamos nos lançando como grupo nessa busca."

Gabriela Jardim, participo das aulas do COLETIVO LONJA desde outubro de 2009 até novembro de 2011, aluna de psicologia. Atualmente, aluna da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro.



Relato enviado em 07 de dezembro de 2010

Ver pessoas circensesdançandosubindo descendo,arriscando levemente a suavidade na altura,nem percebemos a dor da alegria de ser artista.Lonja é descoberta de que o circo está vivo,em piruetas acrobáticas num mundo em que brincar parace mais impossível.
Aplausos aos experimentos, aos impulsos que envolvem esses artistas amigos,felizes por dançar o circo, contá-lo da forma mais bela que o envolve: a simplicidade."


  João Paulo Lima, dançarino, coreografo,Escritor na cidade de Fortaleza.




Relato enviado em 08 de janeiro de 2011.




 

"Muito se discute os caminhos do circo em contra posição com o que esta pre estabelecido do que entendemos por circo.  Popularmente, é inevitável não pensarmos em animais exóticos, truques fantásticos, grupos intinerantes...O circo povoa o imaginario, traz o ludico perante os olhos, e surpreende o corpo em situações de risco, coragem e ousadia. Pensar em circo é sinonimo de reverenciar o fantastico e não só isso é sinonimo e causa politica faze lo caminhar a par das mudanças e transformações historicas. Para mim o coletivo lonja é um coletivo que não é só d circo, que não é só de dança, que não é só dança, que não é só de teatro. É um coletivo que potencializa a linguagem circense na cidade de Fortaleza, burburinho de criatividade em tapezios, liras e tecidos...
Aos meus olhos abrem se as portas par interseção entre contemporâneo e tradicional, meio que homogeniza linguagens distintas instigando a construção de numeros e mostras que vão de encontro ao riso fácil e bestial.
COLETIVO LONJA traz a cena cearense possibilidades palpaveis e pedido exatosnde darmos mais valor as artes circenses de modo geral e principalmente espaço de existencia para o COLETIVO LONJA e suas ações culturais. "


Maurileni Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário